Gorduras

Gorduras

Há muito debate sobre a relação entre gorduras e saúde. Essa discussão ainda está em andamento e ainda não tem uma conclusão final. Aqui nós damos-lhe uma breve visão geral do que são as gorduras e que possível relação que elas têm durante o tratamento do câncer. A relação entre os ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6 parece particularmente interessante.

Além de proteínas e carboidratos, as gorduras são os nutrientes mais importantes. A gordura é uma fonte de energia, vitamina A, vitamina D, vitamina E e ácidos graxos essenciais. Ácidos graxos essenciais são indispensáveis ​​porque o corpo é incapaz de fazê-los sozinhos, mas eles são necessários para um corpo funcionar normalmente.

Ácidos gordos essenciais

  • Existem dois ácidos graxos essenciais: o
    ácido alfa-linolênico, que ocorre em quantidades relativamente grandes em apenas alguns óleos, com o óleo de linhaça mais conhecido (cerca de 57% de alfa-linolênico). Menos boa fonte é o óleo de noz (cerca de 10%).
  • Ácido linoleico que é encontrado no óleo de girassol (cerca de 65%) e óleo de soja (cerca de 50%).

Esses dois ácidos graxos não podem ser produzidos no corpo humano porque não temos as enzimas do nosso corpo necessárias para produzir esses ácidos graxos. O corpo pode formar dois grupos de ácidos graxos mais longos e mais insaturados a partir do ácido alfa-linolênico e do ácido linoléico: os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, respectivamente.

Ácidos graxos ômega-3

Para alguns minerais, uma dose diária recomendada (RDA) foi estabelecida pelo Conselho de Saúde. Isso ainda não é conhecido por outros minerais. Especialistas ainda discordam sobre a RDA de, por exemplo, selênio, magnésio, zinco, manganês e flúor.

Vários estudos estabeleceram uma ligação entre os ácidos graxos ômega 3 e os efeitos sobre a saúde. Os ácidos graxos ômega 3 atuam contra a coagulação do sangue e podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, entre outros, uma vez que os seguintes efeitos foram demonstrados:

• diminuir os níveis de fibrinogênio e melhorar as propriedades do fluxo sanguíneo;
• redução das gorduras do sangue (triglicerídeos) e, portanto, redução do risco de aterosclerose;
• formação de hormônios do tecido vasodilatador;
• aumentar a fluidez das membranas celulares;
• redução da pressão arterial;
• redução do risco de morte súbita cardíaca (efeitos antiarrítmicos);
• melhorar o funcionamento dos glóbulos brancos (leucócitos) em reações inflamatórias.

Além dos efeitos sobre o coração, as propriedades acima também são importantes para a saúde geral. Há indícios de que os ácidos graxos ômega-3 desempenham um papel na prevenção do câncer de mama e cólon. Por outro lado, uma alta concentração de ômega-6 daria um risco maior de câncer de mama. Há também estudos em pacientes com claros benefícios na qualidade de vida e sobrevivência, dando extra ômega-3 durante o tratamento de pacientes com câncer.
Em nossa dieta ocidental, a proporção entre ômega-6 e ômega-3 é geralmente em torno de 15: 1, enquanto na verdade deve estar entre 5: 1 e 3: 1.

Anti-inflamatório comparado ao antiinflamatório

O ômega-3 tem um efeito anti-inflamatório, enquanto o ômega-6 tem um efeito anti-inflamatório. O câncer pode surgir devido à pressão inflamatória persistente, em que as mutações no DNA podem ocorrer mais rapidamente.
Ambos os efeitos de ômega-3 e ômega-6 são importantes em nossa defesa para limpar patógenos, por exemplo. No entanto, processos inflamatórios persistentes também podem causar danos ao nosso corpo. Um exemplo disso é o câncer do colo do útero, onde a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV) não é eliminada pelo organismo e sustenta uma resposta inflamatória por um longo tempo. Isso sem o usuário ser incomodado por isso. Incidentalmente, na grande maioria dos casos, o HPV é rapidamente expelido do corpo.
A capacidade de suprimir a inflamação, que pode ser causada pelos ácidos graxos ômega-3, é essencial para um sistema imunológico saudável. O ômega 3 pode ser produzido se houver ácido alfa-linolênico suficiente na dieta ou se houver ácidos graxos ômega-3 na própria dieta.

Os ácidos graxos ômega-3 mais conhecidos são o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). ALA é um ácido graxo ômega 3 vegetal. EPA e DHA são principalmente conhecidos como ácidos graxos de peixe.

Fontes de ácidos graxos ômega 3

• ALA é comum em linhaça e um pouco menos em nozes e alguns vegetais.
• EPA e DHA são conhecidos como ácidos graxos de peixe, mas também podem ser obtidos de outros alimentos. Peixes e crustáceos e moluscos são a principal fonte. Os peixes gordurosos, como a cavala, o salmão, o arenque, a sardinha e a truta, são fontes importantes. Peixes brancos (magros) também contêm ácidos graxos de peixe, mas menos que as espécies de peixes gordurosos. Peixe, aliás, não pode fazer EPA e DHA, mas obtê-lo de algas. Hoje em dia EPA e DHA também podem ser obtidos diretamente de algas. Isto é usado em suplementos, preparações medicinais e para adição a alimentos.
Existem também cápsulas de óleo de peixe no mercado com EPA e DHA. EPA ou DHA é adicionado a alguns alimentos, como certos tipos de margarinas.

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Com o câncer, portanto, parece desejável optar por uma dieta bem equilibrada. A desejável relação ômega-6: ômega-3 deve ser de 5: 1 ou 3: 1. Em qualquer caso, muitas vezes menor do que o que encontramos hoje em nossa dieta diária. É possível que os médicos desencorajem temporariamente o uso de cápsulas de peixe durante alguns tratamentos de quimioterapia. Então, consulte bem o seu praticante. Na maioria dos casos, a nutrição, mas também os suplementos, apenas proporcionam benefícios. Se greve é ​​desejável, então isso é sempre por um curto período. Além disso, isto diz respeito à descontinuação de suplementos e não à ingestão de peixe gordo, por exemplo.

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